Parceria impulsiona cultura empreendedora em cidades do Triângulo e Alto Paranaíba

Por Aécio Gonçalves 17/12/2017 - 18:41 hs

Uma parceria firmada entre o Sebrae Minas e a Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável (Rides) pretende estimular a economia em cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba a partir da promoção da cultura empreendedora.

O protocolo de intenção foi assinado na última semana, em Monte Carmelo, e contempla várias ações a partir de janeiro de 2018.

Segundo o analista de Negócios do Sebrae, Marcius Marques Mendes, o protocolo tem como principal eixo o desenvolvimento econômico da região por meio de políticas que envolvam a profissionalização dos pequenos negócios, da inovação e estímulo ao empreendedorismo. As atividades vão integrar os setores privado, público e organizações não-governamentais.

“Esse documento vai permear onze ações inicialmente, sendo que uma das primeiras é a promoção da cultura empreendedora nas escolas desses municípios. A ideia é capacitar os professores de 100% das escolas para que eles disseminem na região a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento local”, disse.

Entre as atividades de destaque do cronograma está a implantação de um ecossistema de inovação, a capacitação de agentes de desenvolvimento em cada uma das cidades integradas e a inauguração da Sala Mineira do Empreendedor, cujo atendimento visa desburocratizar os negócios na região.

A parceria é um desdobramento do “Programa Líder”, criado na região em julho deste ano pelo Sebrae, com o intuito de promover a integração e a qualificação de 45 lideranças das onze cidades que fazem parte da Rides.

 

Desenvolvimento Sustentável e Econômico

 

A Rides é um consórcio composto, atualmente, pelas prefeituras de Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Romaria e Perdizes, que também está aderindo ao consórcio.

Segundo o prefeito de Monte Carmelo e atual presidente da Rides, Saulo Faleiros Cardoso, a união entre os municípios partiu da ideia de controle em conjunto dos resíduos sólidos, bem como a capacitação no gerenciamento das administrações municipais.

A partir do apoio do Sebrae Minas, também ficará possível trabalhar com mais eficiência o desenvolvimento econômico.

 

“O nosso objetivo para o próximo ano era justamente buscar inovação aos negócios e, por isso, fomos atrás do Sebrae. Com certeza será uma troca de experiência muito proveitosa e que vai facilitar a abertura de novas empresas na região”, comentou o presidente.
Fonte: G1