Confira algumas dicas de como economizar na hora de comprar o material escolar e o que não pode ser pedido

Por Aécio Gonçalves 23/01/2023 - 22:29 hs

Mal o ano começa e as despesas aumentam. IPVA, IPTU, fatura do cartão de crédito com as compras de Natal e quem tem filhos na escola ainda precisa arcar com a lista de material escolar. Os pais começam a labuta por pesquisar itens mais baratos, trocas de livros usados, entre outras alternativas. Tudo para evitar o aumento de 30% que foi previsto para este ano.

Se você está incluído neste grupo de brasileiros e busca formas de economizar com o material escolar 2023, vamos dar dicas para te ajudar nesta tarefa. Confira!

Dicas de como economizar na lista de material

1 – Compre o essencial no primeiro

Normalmente, as escolas têm um planejamento e já sabem de antemão o que será utilizado nos primeiros meses de aula. A dica é procurar a instituição de ensino para saber o que precisa ser comprado para uso imediato.

Assim, é possível garantir esses materiais essenciais e deixar o restante para os próximos meses, quando seu orçamento estiver regularizado. Dessa forma, aumenta-se a chance de economizar, pois com o passar do tempo as lojas diminuem os preços de materiais escolares.

2 – Troque materiais escolares

Existem materiais escolares que podem ser trocados com outros alunos, ajudando a economizar. Isso acontece principalmente no caso de livros, mochilas, estojos, entre outros itens duráveis.

Portanto, se conhecer alguém em idade escolar, converse com seus pais para verificar se possui algum material para troca.

3 – Reaproveite materiais

Se a criança já está em idade escolar, pode ser que tenha materiais que não foram totalmente utilizados no ano anterior. Em muitos casos, esses itens podem ser reaproveitados e os pais economizam um pouco.

Entre os principais materiais escolares 2023 que podem ser reutilizados estão itens duráveis como régua, tesoura, mochila, cadernos com poucas folhas preenchidas, livros, conjunto de lápis de cor, entre outros.

Além de economizar, essa é uma dica perfeita para fazer o uso consciente de materiais, conseguindo aproveitá-los ao máximo, de modo a evitar a geração de lixo e um impacto ambiental negativo.

4 – Compras coletivas

Essa é uma boa solução para obter descontos. Para isso, basta se juntar a outros pais para formar um grupo grande e comprar no atacado, que tem preço reduzido. Essa dica também é perfeita para compra de livros didáticos. Neste caso, é interessante entrar em contato com a editora e solicitar orçamento para compra de mais unidades. Se compensar, junte-se a outros pais e adquira pagando menos.

5 – Pesquisa de preços é fundamental

Uma das principais formas de economizar é pesquisar preços em várias lojas físicas e online. Essa dica funciona porque pode existir uma variação de preço grande entre os comércios.

A recomendação geral é que verifique três lojas, no mínimo, o que possibilitará ter uma noção do preço médio do mercado. Dessa forma, conseguirá saber com maior precisão o que está caro ou barato.

6 – Compras online

Comprar online traz muitas vantagens e pode ser mais econômico, já que não se gasta com transporte ou combustível e estacionamento. Os produtos são enviados diretamente para sua casa.

Uma dica importante sobre a compra online é pesquisar preços em diferentes e-commerces e usar ferramentas de comparação de valores. dessa forma, é possível encontrar promoções de produtos específicos, bem como criar alertas para ser notificado quando algum material escolar estiver com preço reduzido. Em alguns casos, é possível ter cashback da compra.

Além disso, busque por cupons de desconto. As lojas costumam oferecer cupons para primeira compra ou de promoções especiais vigentes na época.

7 – Procure os sebos

Os sebos são aliados para economizar na compra de materiais escolares, principalmente de livros. Dá para encontrar materiais didáticos em bom estado e ainda pagar menos.

Existem sebos físicos e online, portanto, há uma maior variedade de estabelecimentos para procurar esses materiais. Faça isso o quanto antes, porque se deixar para a última hora pode ser que não encontre os livros, devido à alta procura.

Materiais que não podem ser pedidos pelas escolas

Por fim, para economizar mais, os pais devem ficar atentos por itens que não podem ser pedidos pelas escolas e são de uso coletivo.

De acordo com a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, as escolas são proibidas pela Lei Federal nº 12.886, de 26 de novembro de 2013, de exigirem dos alunos a entrega de determinados itens ou cobrar por eles.

Os itens da lista são:

1. Álcool

2. Água mineral

3. Agenda escolar específica da escola

4. Algodão

5. Balde de praia

6. Balões

7. Barbante

8. Bastão de cola quente

9. Bolas de sopro

10. Botões

11. Canetas para lousa

12. Carimbo

13. CDs, DVDs e outras mídias

14. Clipes

15. Cola para isopor

16. Copos descartáveis

17. Cotonetes

18. Elastex

19. Esponja para pratos

20. Estêncil a álcool e óleo

21. Fantoche

22. Fita/cartucho/tonner para impressora

23. Fitas adesivas

24. Fitas decorativas

25. Fitas dupla face

26. Fitilhos

27. Flanela

28. Feltro

29. Fita dupla face e fita durex em geral

30. Giz branco ou colorido

31. Garrafa para água

32. Gibi infantil

33. Jogos em geral

34. Lixa em geral

35. Grampeador

36. Grampos para grampeador

37. Guardanapos

38. Isopor

39. Lenços descartáveis

40. Livro de plástico para banho

41. Maquiagem

42. Marcador para retroprojetor

43. Material de escritório

44. Material de limpeza

45. Medicamentos

46. Palito de dente

47. Palito para churrasco

48. Papel higiênico

49. Pasta suspensa

50. Piloto para quadro branco

51. Pincéis para quadro

52. Pincel atômico

53. Plástico para classificador

54. Pratos descartáveis

55. Pregador de roupas

56. Produtos para construção civil (tinta, pincel, argamassa, cimento, etc)

57. Papel em geral (no limite de uma resma por aluno)

58. Sacos de plástico

59. Talheres descartáveis

60. TNT

Link da reportagem:7 dicas de como economizar no material escolar e o que não pode ser pedido - Jornal Contábil - Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios (jornalcontabil.com.br)