Nesta última sexta-feira (02/02), a Câmara Municipal de São Gotardo deu início aos trabalhos legislativos do ano de 2024 com a realização da primeira reunião ordinária. No entanto, a expectativa por mudanças e uma atuação mais transparente da nova Mesa Diretora, composta por Ana Flávia Rodrigues (Presidente), Marco Antônio Alves (Vice-Presidente), Valdivino Honorato de Oliveira (Primeiro Secretário) e Mauri Ignácio de Morais Silva (Segundo Secretário), teve fim devido à aparente continuidade das práticas adotadas no ano anterior.
Assim como em 2023, a falta de presteza no fornecimento de informações para a imprensa, em especial nosso site, foi destacada. O presidente anterior, Anivaldo Barbosa, já havia sido alvo de críticas pela burocracia imposta às solicitações de informações, e parece que essa questão vai persistir na atual gestão.
Um dos pontos mais sensíveis apontados por nosso site, foi a ausência da disponibilização das pautas das reuniões no site oficial da Câmara Municipal antes de serem realizadas e não após as mesmas ocorrerem. No ano anterior, tal prática havia sido cobrada, e agora, ao acessar o site para obter informações sobre a pauta da primeira reunião ordinária de 2024, constatou-se que as informações não estavam disponíveis até o fechamento desta matéria. A ausência dessa transparência impede que os cidadãos estejam devidamente informados sobre os temas em discussão, comprometendo a participação ativa na vida política do município.
Além disso, é importante ressaltar que em 2024 projetos significativos, como o aumento dos subsídios salariais do próximo prefeito, vice-prefeito e vereadores, poderão estar na pauta de discussão. A falta de clareza e agilidade na disponibilização de informações pela Câmara Municipal levanta questionamentos sobre a transparência do processo decisório.
Diante desses desafios, a população deve estar atenta e cobrar mais transparência e agilidade por parte do Poder Legislativo. O compromisso com a disponibilização das pautas e informações relevantes é fundamental para uma relação saudável entre a comunidade e a Câmara Municipal. Nosso site continuará cumprindo seu dever de informar e de questionar em prol do interesse público, e estará atento a possíveis desdobramentos dessa questão ao longo do ano.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Polícia Militar de São Gotardo recupera material furtado, prende autor e receptadores
Polícia Militar prende suspeita de roubo e recupera celular em São Gotardo
Operação de prevenção a homicídios, roubos e controle da desordem intensifica seguran...
Prefeito eleito de São Gotardo, Makoto Sekita, e vice, Lander, anunciam secretariado